Linguagem de Programação Python – Básico!

Estrutura do curso
Módulo 1
Introdução à Linguagem de Programação Python

Módulo 2
Estrutura básica da linguagem Python, declaração de variáveis e tipos de dados

Módulo 3
Estruturas lógicas -Trabalhando com as estruturas de decisão e repetição

Módulo 4
Funções – Práticas de programação com funções

Módulo 5
Outros recursos – Práticas de programação utilizando os recursos do Python
Parei Modulo 01 dia 16/05/24

Composição de um algoritmo

Ao iniciar um algoritmo, é necessário dividir a situação-problema em três fases fundamentais:

Entrada
São os dados de entrada do algoritmo.

Processamento
São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final.

Saída
São os dados já processados, ou seja, o resultado da programação.


Formas de representação

Podemos representar algoritmos estruturados de três formas:

  • Descrição Narrativa
    Forma de representação utilizada para descrever um algoritmo de forma que o receptor da informação entenda e interprete o assunto, mesmo não conhecendo sobre algoritmos.
  • Fluxograma
    Forma de representação que utiliza símbolos gráficos para representar os algoritmos. Existem símbolos padronizados para cada tipo de instrução, como início, entrada de dados, processamento, entre outros.
  • Pseudocódigo
    Também conhecido como Portugol ou Português Estruturado, é a principal porta de entrada para a linguagem de programação. Esse formato consiste na definição de uma pseudolinguagem de programação, cujos comandos são em português, para representar algoritmos.

Descrição Narrativa

Passo 1: Receber os números que serão multiplicados;

Passo 2: Multiplicar os números;

Passo 3: Exibir o resultado da multiplicação.

Fluxograma
Parei aqui no exercicio e criação fuxograma

EU ERREI O EXERCÍCIO ACIMA MAS SEGUE A FORMA CORRETA E SIGA EM FRENTE:

>>Variáveis

Variável é um recurso utilizado na programação para armazenar e recuperar dados, ou seja, é um espaço que reservamos na memória atribuindo um nome e organizando os dados manipulados no programa.

Por exemplo, podemos criar uma variável chamada “nome”, que armazenará o nome de uma pessoa. Fazendo uma analogia, seria como se você criasse uma gaveta em seu escritório com várias divisórias. A gaveta em si, seria a memória e cada divisão, uma variável para armazenar algum objeto.

Chamamos o espaço alocado na memória de variável, porque o valor armazenado neste espaço pode ser alterado ao longo do tempo, ou seja, o valor ali alocado é “variável” ao longo da execução do programa.

>>Constantes

Uma constante é responsável por armazenar um valor fixo em um espaço da memória. Esse valor não se altera durante a execução do programa.

Um exemplo clássico é o valor de PI. Suponha que você precise trabalhar com o número PI, que é um valor fixo de, aproximadamente, 3,14. Você pode simplesmente declará-lo e utilizá-lo em todo o seu programa.

Tipos de dados

Ao criarmos uma variável em um programa temos de especificar o tipo de dado que será armazenado.

Por exemplo, uma variável que vai armazenar o nome de uma pessoa será do tipo “caracter”, pois armazenará letras. Uma variável que armazenará a idade de uma pessoa, poderá receber somente “números inteiros”, portanto, deverá ser declarada como sendo do tipo “inteiro”.

Já uma variável “valor”, como está representando um espaço para armazenar número com casas decimais, deverá ser declarada como sendo do tipo “real”.

Os tipos de dados influenciam na forma como o programa irá trabalhar, no desempenho do programa e no seu consumo de memória.

Ao utilizar o português estruturado temos os seguintes tipos de dados:

CARACTERQualquer conjunto de caracteres alfanuméricos.
Exemplo: “Fabio”, “São Paulo”, “VZ32”, “123”…
INTEIROQualquer número inteiro, negativo, nulo ou positivo.
Exemplo: -21, 0, 10, 5025…
REALQualquer número real no formato decimal, negativo, nulo ou positivo.
Exemplo: -0.5, 0, 5, 9.5…
LÓGICOConjunto de valores (FALSO ou VERDADEIRO).

Importante

Tipos de Variáveis

A declaração do tipo da variável vai depender da linguagem de programação que está sendo utilizada. Por exemplo, na Linguagem C, C# e Java deve ser especificado o tipo de dados. Já em PHP, ASP e JavaScript não é necessário.

Cada tipo de linguagem também tem seus tipos e formatos de declaração próprios.

PAREI = Comandos de entrada e saída

Conhecendo os operadores lógicos

E/AND
O resultado de uma expressão lógica usando o operador lógico AND é verdadeira, somente se todas as condições forem verdadeiras.
EXEMPLO
(3 > 5) AND (8 > 1) = FALSO
(A > B) AND (A > C) = VERDADEIRO

OU/OR
O resultado de uma expressão lógica usando o operador lógico OR é falsa, somente se todas as condições forem falsas.
EXEMPLO
(3 > 5) OR (8 > 1) = VERDADEIRO
(A > B) OR (A > C) = VERDADEIRO

NÃO/NOT
O resultado de uma expressão lógica usando o operador lógico NOT, inverte o valor da expressão ou condição, ou seja, se verdadeira inverte para falsa e vice-versa.
EXEMPLO
NOT (3 > 5) = VERDADEIRO
NOT (A > B) = FALSO

VOLTAR MÓDULOS

Módulo 2

Introdução à Linguagem de Programação Python

Linguagem Python

linguagem de programação Python vem crescendo muito nos últimos anos devido à sua simplicidade e, principalmente, à sua grande compatibilidade, pois funciona bem na maioria dos sistemas operacionais.

Outra grande vantagem é a capacidade de auxiliar outras linguagens, por meio da implantação de novos módulos ou do uso de bibliotecas.

A linguagem Python é considerada uma linguagem interpretada, orientada a objetos, de alto nível e com semântica dinâmica.

Características da linguagem de programação Python

  • Linguagem de alto nível
  • Orientada a objetos
  • Tipagem dinâmica e forte
  • Fácil aprendizagem
  • Comunidade ativa
  • Muitas bibliotecas/recursos
  • Linguagem interpretada

O que é linguagem interpretada?

É uma linguagem de programação na qual o código fonte é executado por um programa de computador chamado interpretador que, em seguida, é executado pelo sistema operacional ou processador.

Para conferir o ranking completo das linguagens, acesse: https://www.tiobe.com/tiobe-index//


DIA 23/05/24 PAREI AQUI DESDE DO 21 RELUTANDO EM PESAR A MÁQUINA PRA NÃO INSTALAR MAIS PROGRAMA = PYTHON E PYCHARM

Mas porém não sei até onde conseguir uma orientação, ainda mais no começo, são muitas variáveis mas não tenho tempo

Módulo 3

Estrutura básica da linguagem Python, declaração de variáveis e tipos de dados

Sintaxe da função print()

A sintaxe da função print() requer que se utilize os parênteses com o texto que será exibido.

Esse texto deve ser escrito, também, entre aspas, podendo ser aspas simples ‘ ou dupla ‘’.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

print(“Olá estou programado”)
print(‘Olá estou programado’)

Importante

Case Sensitive

A linguagem Python é Case Sensitive. Você sabe o que isso significa?
Significa que ela faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas.

Portanto, é importante estar atento à escrita dos comandos.
Por exemplo: a função print deve ser escrita em letra minúscula.
Ex.: Prático abaixo

Variáveis

Ao iniciarmos uma variável e atribuirmos um valor à ela, a maioria das linguagens de programação carrega valores que são alocados em memória e quando esses valores são alterados, a memória também é alterada.

Na linguagem de programação Python, as variáveis armazenam endereços de memória e não valores.

Por isso, é correto afirmar que o conceito de variável em Python é representado sempre por um objeto, e toda variável é uma referência.

Declaração de variáveis

Na linguagem Python não é necessário declarar as variáveis no início do código. Isso pode ser feito a qualquer momento, durante a codificação.

Sobre o tipo da variável, não é necessário defini-lo em sua declaração. A linguagem interpreta o tipo de dado que está sendo armazenado.

Caso seja necessário forçar o reconhecimento de algum tipo específico, basta realizar as conversões necessárias.

Tipos de variáveis

Diferente da maioria das linguagens, uma variável em Python não tem um tipo fixo, apenas o tipo do conteúdo.

Exemplos:

X = 10

Ao atribuir o valor 10 na variável X, ela passará a ser reconhecida com um tipo inteiro.

Cidade = ‘Santos’

Atribuindo o valor ‘Santos’ na variável Cidade, ela passará a ser reconhecida com um tipo string.

Também é possível identificar os tipos básicos que são: inteiro (int), real (float), lógico/booleano (bool) e string (str).


MEMORIZAR (APRENDER COMO CONSEGUIR MEMORIZAR INFORMAÇÃO)
(nomenclatura de dados recebidos em python)
inteiro (int)
real (float)
lógico/booleano (bool)
string (str).


memorizar 2

Tipos de dados

Clique nos cartões para acessar o conteúdo.

  • Inteiro
    (int)
    As variáveis do tipo (int) são aquelas que armazenam números inteiros 1, 2, 3, 4 e assim por diante.
  • Real
    (float)
    Representa números reais e que possuem sinal de expoente (e ou E)
  • Booleano
    (bool)
    Representam valores booleanos que são Verdadeiro (True) e Falso (False)
  • String
    (str)
    Representa qualquer conjunto de caracteres, desde que estejam entre aspas


DEPOIS DE ESCREVER OS COD SIMPLES:
Exercicios:
c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/TipoVariavel.py
codigo = 10

salario = 5500

nome = ‘José’

situação = True

tipo = type (salario)

print(“Código:”, codigo, “Nome:”, nome, “Salário é:”, salario)

E executado…

Tem a dica:
Textos para exibição

Para apresentação de textos é necessário utilizar aspas duplas “”.

Aprendi a usar “concatenar” com ‘,'(vírgula) e “+” e o sinal de adição da matemática
Ex.:
print(“Código:”, codigo, “Nome:”, nome, “Salário é:”, salario)
print(“Código:”+ codigo, “Nome:”+ nome, “Salário é:”+ salario)

Parei:
Utilizando máscara de formatação

Utilizando máscara de formatação

Assim como em outras linguagens, é possível utilizar identificadores para representar os tipos de dados armazenados nas variáveis que devem ser exibidas na tela. Vamos verificar a tabela de opções:

MáscaraTipo de DadoDescrição
%d ou %iInt (inteiro)Exibe um valor inteiro.
%fFloat ou doubleExibe um valor decimal.
%ldLong IntExibe um número inteiro longo.
%e ou %EFloat e doubleExibe um número exponencial (número científico).
%cChar (caractere)Exibe um caractere.
%oIntExibe um número inteiro em formato octal.
%x ou %XIntExibe um número inteiro no formato hexadecimal.
%sCharExibe uma cadeia de caracteres (string).
%rBooleanExibe true ou false (verdadeiro ou falso).


Exercício cod simples:
c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/ExibirVariavel.py

codigo = 105

nome = ‘José Santana’

salario = 1650.00

ativo = True

print(“Código: %d ” % codigo)

print(“Nome: %s ” % nome)

print(“Salário: %.2f ” % salario)

print(“Ativo: %r ” % ativo)

Entrada de dados

Até o momento, trabalhamos com a entrada de dados por meio do código, porém, para que possa ter uma interação do usuário tornando o programa dinâmico, temos de trabalhar com a função de entrada de dados, que no Python é conhecida como:

input

Realizando a entrada de dados

Para exemplificar a entrada de dados, vamos criar uma classe chamada Exemplo2, utilizando o menu New – Python. Vamos acrescentar a função input na classe.

Ao executar o programa, será exibida uma mensagem solicitando a digitação do nome de uma fruta e o prompt ficará piscando, aguardando que o usuário digite alguma informação.
COMO EXECUTAR:
PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe

Após digitar e pressionar Enter será exibido o valor digitado pelo usuário, que foi armazenado na variável fruta.
APÓS APERTAR ENTER TECLADO:
c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/Exemplo2.py
Digite uma fruta: pera
pera



Abaixo mostra o caminho completo para chegar ao resultado do exercício:

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/Exemplo2.py
Digite uma fruta: pera
pera


Entrada de dados não string

Quando utilizamos a entrada de dados por meio da função input, essa será considerada do tipo string. Assim, caso seja necessário realizar a entrada de valores numéricos, temos de converter o tipo de dado, de acordo com o tipo que desejamos armazenar na variável.

AO EXECUTAR ESSE EXERCÍCIO 2 RENOMEEI PRA MINHA MELHOR CLAREZA DE ENTENDIMENTO:

ExibirVariavel.py = ExibirVariavelComInput.py

EXERCÍCIO:

codigo = int(input(“Digite o Cod do Funcionário: “))

nome = input(“Digite o nome do Funcioário: “)

salario = float(input(“Digite o salário: “))

ativo = True

print(“Código: %d ” % codigo)

print(“Nome: %s ” % nome)

print(“Salário: %.2f ” % salario)

print(“Ativo: %r ” % ativo)

EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO:

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/ExibirVariavelComInput.py
Digite o Cod do Funcionário: 20
Digite o nome do Funcioário: Maria
Digite o salário: 3000.00
Código: 20
Nome: Maria
Salário: 3000.00
Ativo: True

Sequência de escapes

Utilizamos a sequência de escapes para auxiliar na formatação da exibição dos dados.
Para aplicá-los, utilizamos uma combinação de caracteres associados a uma contra barra (\).
Vamos visualizar as opções:

SequênciaDescrição
\nInsere uma quebra de linha.
\tInsere tabulação horizontal.
\vInsere tabulação vertical.
\rEquivalente ao efeito da tecla Enter.
\’Aspas simples.
\”Aspas duplas.
\\Insere uma barra invertida (backslash).
\aChamado de ASC bell ou beep do sistema. Se houver suporte, aciona um bipe.
\bAciona o backspace, ou seja, apaga o caractere anterior.
\fInsere uma quebra de página.
\uInsere um caractere UNICODE. Deve acompanhar um código com 4 números.

O que aprendemos neste módulo

• Entrada de dados(input)

• Variáveis e seus tipos

• Formatação na exibição dos dados

• Saída de dados

VOLTAR MODULOS

Parei 29/05
Módulo 4

Estruturas lógicas

Trabalhando com as estruturas de decisão e repetição

Operadores aritméticos

Como já vimos anteriormente, para a realização de cálculos matemáticos temos de utilizar os operadores aritméticos. Na linguagem Python, os operadores são representados de acordo com a tabela:

OperaçãoSímbolo
Adição+
Subtração
Multiplicação*
Divisão Real/
Divisão Inteiro//
Exponenciação**
Resto da Divisão%

Operadores relacionais

Utilizamos os operadores relacionais para comparação de valores ou uma variável que pode assumir valor booleano True (verdadeiro) ou False (falso).

Também utilizamos os operadores relacionais para comparar caracteres, números, variáveis e expressões.

Na linguagem Python, os operadores são representados da seguinte forma:

DescriçãoSímbolo
Igual a==
Diferente de!=
Maior que>
Menor que<
Maior ou igual a>=
Menor ou igual a<=

Operadores lógicos

Os operadores lógicos são utilizados para combinar resultados de expressões, retornando se o resultado final é True (verdadeiro) ou False (falso).

São representados, na linguagem Python, de acordo com a tabela:

AlgoritmoPython
Eand
OUor
Nãonot

Na prática

Para melhor compreensão do uso dos operadores na linguagem Python, em seu computador, crie uma classe chamada Operadores.

Faça uma nova classe no projeto já criado anteriormente no PyCharm.

Com o botão direito do mouse, clique sobre a pasta correspondente ao projeto e selecione a opção New – Python File.

Na janela New – Python File adicione o nome Operadores e pressione a tecla Enter, para finalizar.

Na classe criada, digite o seguinte código:

A = 5

B = 15

C = 20

print (“A == B AND B > C : “, A == B and B > C)

print (“A < B OR B > C : “, A < B or B > C)

print (“not A == B : “, not A == B)


RESPOSTA DA AÇÃO ACIMA:

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/Operadores.py
A == B AND B > C : False
A < B OR B > C : True
not A == B : True

Indentação

Uma das características mais importantes da linguagem Python é a…

INDENTAÇÃO

Indentação é uma forma de arrumar o código, fazendo com que algumas linhas fiquem mais à direita que outras, à medida que adicionamos espaços em seu início.

A indentação é uma característica importante no Python, pois além de promover a legibilidade, é essencial para o bom funcionamento do código.

Enquanto na maioria das linguagens, como C, Java e PHP, os blocos de código são delimitados por chaves ({ }) ou comandos, em Python, os blocos são delimitados por espaços ou tabulações, formando uma indentação visual.

Não existem símbolos de “abre” e “fecha”.

Importante

A linguagem Python requer uma indentação padronizada.

Em outras linguagens, a indentação é apenas uma boa prática, mas não é obrigatória, por causa da delimitação dos blocos, utilizando comandos ou símbolos.

Ex:

COM IDENTAÇÃO:

idade = int (input (“Digite a idade da Pessoa: “))

if idade >= 18:
print (“Maior de idade”)
else:
print (“Menor de idade”)

SEM IDENTAÇÃO:

idade = int (input (“Digite a idade da Pessoa: “))

if idade >= 18:
print (“Maior de idade”)
else:
print (“Menor de idade”)

Estrutura de decisão

A estrutura de decisão, também conhecida como estrutura condicional, tem como finalidade comparar e efetuar um desvio de processamento do programa.

Caso a condição seja verdadeira, as instruções determinadas após a instrução if serão executadas.

Se for necessário executar mais de uma instrução para a condição verdadeira, elas deverão estar escritas dentro de um bloco, ou seja, indentadas corretamente.

Estrutura de decisão simples if (se)

A estrutura de condição if permite avaliar uma expressão e, se o resultado for verdadeiro, será executada uma determinada ação.

Vamos a um exemplo! No código abaixo, temos a verificação da variável idade. Caso o valor da variável seja maior que 18, a condição if é verdadeira, portanto, a mensagem “maior idade” será exibida.

EX.:

idade = int (input (“Digite a idade da Pessoa: “))

if idade > 18:
print (“Maior de idade”)

Caso a condição seja falsa (idade menor que 18), nenhuma instrução será realizada.

Detalhando o código

Observe este detalhamento:

if idade > 18:
Logo após a declaração e inicialização da variável, podemos notar a estrutura condicional iniciada pela palavra reservada if, seguida por uma condição e por dois-pontos.

print (“Maior de idade”)
As linhas abaixo do comando if formam obloco de instruções que serão executadas,caso a condição seja verdadeira.

idade = int (input (“Digite a idade da Pessoa: “))

if idade > 18:
print (“Maior de idade”)

Indentação

A indentação deve estar correta, respeitando as especificações do Python. Se fosse necessária a execução de outras linhas, no caso desta condição ser verdadeira, elas também deveriam estar no mesmo nível de indentação.

Na prática

Para melhor compreensão sobre estrutura de decisão, crie uma classe chamada EstruturaSimples.

Para esta nova classe no projeto, use o projeto que já foi criado anteriormente no PyCharm.

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta correspondente ao projeto e selecione a opção New – Python File.

Na janela New – Python File adicione o nome EstruturaSimples e pressione a tecla Enter, para finalizar.

Na classe criada, digite o seguinte código:

EXERCÍCIO:

A = input (“Informe um Valor para a Variável A: “)

B = input (“Informe um Valor para a Variável B: “)

if (A>B):

    aux=A;

    A=B;

    B=aux;

print (“O Valor da Variável A agora é: “, A)

print (“O Valor da Variável B agora é: “, B)

RESULTADO:

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/EstruturaSimples.py
Informe um Valor para a Variável A: 2
Informe um Valor para a Variável B: 3
O Valor da Variável A agora é: 2
O Valor da Variável B agora é: 3
PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos>

FOI SUGERIDO PARA REPETIR OUTROS VALORES DIFERENTES DO ACIMA

EX.:
A=3 RESULTADO A AGORA É 3
B =1 RESULTDO B AGORA É 1

Estrutura de decisão composta

Como já vimos, caso a condição seja verdadeira, será executada a instrução contida entre o comando if.

E se a condição for falsa?

Neste caso, utilizaremos o comando else, que significa “se não”.

Assim, se a condição for falsa, serão executados os comandos que estiverem posicionados logo após a instrução else.

Veja o exemplo abaixo:

idade = int (input(“Digite a idade da pessoa: “))

if idade >= 18:

    print(“Maior de Idade”)

else:

    print(“É menor de idade”)


Na prática

Para melhor compreensão da estrutura de decisão composta, vamos realizar o cálculo de média de notas.

Crie uma classe chamada Media.

Para esta nova classe, use o projeto já criado anteriormente no PyCharm.

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta correspondente ao projeto e selecione a opção New – Python File.

Na janela New – Python File adicione o nome Media e pressione a tecla Enter, para finalizar.

Na classe criada, digite o seguinte código:

notaA = float(input(“Informe a primeira nota:”))

notaB = float(input(“Informe a segunda nota:”))

#Calcular Média

mediafinal = (notaA + notaB) / 2

#Verificação

if mediafinal >= 7.0:

    print(“A Média: %.1f – Aprovado “% mediafinal)

else:

    print(“A Média: %.1f – Reprovado “% mediafinal)

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/Media.py
Informe a primeira nota:6
Informe a segunda nota:8
A Média: 7.0 – Aprovado

OBS.: NO EXERCÍCIO ESTAVA %.1f EU ADD %.2f QUE ESTÁ NA EXPLICAÇÃO Q VI SOBRE ESSE “%” EM QUADRO ACIMA, E NÃO TEVE ALTERAÇÃO. SÓ PRA FICAR REGISTRADO CASO HAJA DIFRENÇAS

Utilizando os comandos if – elif – else

Adicionalmente, se existir mais de uma condição alternativa que precise ser verificada, utilizamos a condição elif, pois ela avalia as expressões intermediárias antes do comando else.

Veja o exemplo:

idade = int(input(“Digite a idade da pessoa: “))

if idade > 18:

    print(“É maior de idade”)

elif idade >16:

    print(“Infanto juvenil”)

else:

    print(“Menor de idade”)

#01 teste quando >16

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/comandos_if_elif_else.py
Digite a idade da pessoa: 17
Infanto juvenil

#02 teste quando >18

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/comandos_if_elif_else.py
Digite a idade da pessoa: 19
É maior de idade

#03 teste quando <=16

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/comandos_if_elif_else.py
Digite a idade da pessoa: 16
Menor de idade

Estruturas de Repetição

As estruturas de repetição, também conhecidas como laços de repetição, permitem que um conjunto de instruções seja executado, até que uma determinada condição seja verdadeira.

Estrutura For (para)

Normalmente utilizamos a estrutura For quando sabemos quantas vezes o laço de programação deverá ser executado.

É a estrutura mais utilizada na linguagem Python. Ela aceita sequências estáticas e geradas por Iteradores.

Iteradores são estruturas que permitem acesso a vários itens de uma coleção de elementos, de forma sequencial.

Durante a execução de uma estrutura For, o contador aponta para um elemento de uma determinada sequência. A cada iteração, o contador é atualizado para que o laço For processe os elementos correspondentes.

Sintaxe da estrutura For:

For {referência}

in {sequência}: {bloco de código}

Cod:
for n in range(10):
    print(n)

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/Crescente.py
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9


Exercícios práticos em c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/Crescente.py (terá do Crescente.py até Crescente.py)

Estrutura While (enquanto)

A estrutura While (enquanto), executa um determinado conjunto de instruções, enquanto a condição verificada no início permanecer verdadeira.

Diferente da estrutura For (para), não é necessário determinar o número de vezes que a condição será executada.

No momento em que a condição for falsa, o processamento da rotina é desviado para fora do laço de repetição.

Caso a condição seja falsa, logo no início do laço de repetição, as instruções contidas nele são ignoradas.

Sintaxe da estrutura While:
While condição
{bloco de código}

x=1;

while x<=15:

    print(x);

    x=x+1

python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/EstruturaWhile.py
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15

Detalhando o código

É importante observar que, diferente da estrutura For, na estrutura While temos de inicializar a variável antes do início do laço (x=1;) e, também, realizar o incremento dentro do bloco de repetição (x=x+1;).

Na prática

Para melhor compreensão sobre a estrutura de repetição While, vamos criar uma classe chamada MediaValores, na qual o usuário digita vários valores reais positivos.

Todos estes números devem ser somados e, quando for digitado algum número negativo, o laço de repetição deverá encerrar e, na sequência, exibir a média dos valores digitados.

Para o programa, crie a nova classe no projeto já criado anteriormente no PyCharm.

Clique com o botão direito sobre a pasta correspondente ao projeto e selecione a opção New – Python File.

Na janela New – Python File adicione o nome MediaValores e pressione a tecla Enter, para finalizar.

Vamos analisar como fica o código do programa proposto:

qtd=0

soma=0

media=0

valor=float(input(“Digite um valor:”))

while(valor>0.0):

    soma=soma+valor

    qtd=qtd+1

    #Entrada de valores

    valor=float(input(“Digite um valor:”))

#Caso digite um valor negativo o laço se encerra

media=soma/qtd

print(“\n Total da Soma:”, soma)

print(“\n Quantidade de valores digitados:”, qtd)

print(“\n Media dos valores:”, media)

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/MediaValores.py
Digite um valor:10.4
Digite um valor:20.3
Digite um valor:30.9
Digite um valor:-1

Total da Soma: 61.6

Quantidade de valores digitados: 3

Media dos valores: 20.533333333333335


O que aprendemos neste módulo

Indentação
If
elif
else
For(para)
While(enquanto)

VOLTAR MODULOS

Módulo 5

Funções

Práticas de programação com funções

Recapitulando…

No módulo anterior, aprendemos sobre o processamento das informações, fazendo análises para chegar a um resultado.

Agora, vamos conhecer sobre estruturas de funções que permitem a separação do programa em blocos, facilitando, assim, o desenvolvimento de programações mais robustas.

Bons estudos!!

Funções

Funções são estruturas que possibilitam a separação da programação em blocos.

A implementação de funções em programas é fundamental, pois tem o objetivo de otimizar o código-fonte e evitar a replicação do código, ou seja, definimos as funções uma única vez e sempre que necessário podemos utilizá-las.

Sintaxe para aplicação de uma função

A declaração de uma função é dividida em três partes: nome, parâmetros e corpo.

def nome_da_função (parâmetros):

<instruções>

return “valor do retorno”

>>1. def

A palavra def determina o início da função.

>>2. Parâmetros

São informações que a função pode receber para o seu processamento.

Os parâmetros podem existir ou não.

>>3. Corpo da função

É o local em que é aplicada a sequência de instruções, como entrada, processamento e/ou saída.


>>4. return

Deve ser utilizado quando houver necessidade de retornar alguma informação para a ação da função.

>>5. Indentação

Deve possuir quatro espaços em branco e pular duas linhas para o próximo bloco de instruções (próxima função ou programação principal).

Na prática

Para melhor compreensão sobre funções na linguagem Python, vamos criar um programa para cálculo de média de notas.

No programa, o usuário deverá digitar duas notas para o aluno. Na sequência, o programa irá calcular e exibir a média, informando se o aluno está aprovado (média maior ou igual a 7.0) ou reprovado.

O programa deverá ter uma função para leitura das notas e outra, para cálculo da média.

Para iniciar a programação, crie a nova classe no projeto já criado anteriormente no PyCharm.

Clique com o botão direito sobre a pasta correspondente ao projeto e selecione a opção New – Python File.

Na janela New – Python File adicione o nome Media e pressione a tecla Enter, para finalizar.

Agora, vamos analisar como fica o código do programa proposto:

def lernotas():

    n=float(input(“Digite uma nota para aluno(a): “))

    return n

def resultado(n1, n2):

    media=(n1+n2)/2

    print(“Nota 1: “, n1)

    print(“Nota 2: “,n2)

    print(“Media: “, media, “Resultado: “,end=””)

    if media >=7:

        print(“Aprovado”)

    else:

        print(“Reprovado”)

a=lernotas()

b=lernotas()

resultado(a,b)

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos\mod5-funcoe> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/mod5-funcoes/MediaFuncao.py
Digite uma nota para aluno(a): 10
Digite uma nota para aluno(a): 5
Nota 1: 10.0
Nota 2: 5.0
Media: 7.5 Resultado: Aprovado

O que aprendemos neste módulo

Funções
Parâmetros
Blocos

VOLTAR MODULOS

Módulo 6

Outros recursos

Práticas de programação utilizando os recursos do Python

Recapitulando…

No módulo anterior, aprendemos sobre estruturas de funções que permitem a separação do programa em blocos, facilitando, assim, o desenvolvimento de programações mais robustas.

Neste módulo, vamos conhecer sobre o recurso função, para manipulação de dados em um arquivo texto, apresentando as operações básicas de leitura e escrita.

Bons estudos!!

Funções para manipulação de textos

Por meio da linguagem Python, podemos manipular dados em um arquivo texto, mostrando as operações básicas de leitura e escrita.

Esse arquivo texto é conhecido como arquivo sequencial, porque a leitura tem de ser feita de forma sequencial, do início ao fim do arquivo.

Para trabalharmos com arquivos texto na linguagem Python utilizamos funções.

Função open()

A função open() é utilizada para a abertura dos arquivos.

Sua sintaxe é:

arquivo = open(‘arquivo.txt’, ‘w’)

A função open(), após a declaração da variável que receberá a função, necessita de dois parâmetros: primeiramente o nome do arquivo e, depois, o modo como estamos abrindo esse arquivo.

Na sintaxe apresentada acima foi utilizado o ‘w’ para fazer a escrita em um arquivo.

Caso o arquivo não exista nesse modo, o código criará um arquivo com o nome escrito no primeiro parâmetro.

Importante

Reescrever o arquivo

Ao utilizar ‘w’ em um arquivo já existente, ele reescreverá todo o conteúdo do arquivo, fazendo com que todos os dados que estavam nele sejam apagados.

Função write()

A função write() é utilizada para gravar

informações em um arquivo existente.

Sua síntaxe é:

arquivo.write (‘Curso Python n’)

arquivo.write (‘Aula Prática’)

Na função, adicionamos o nome do arquivo e, logo após o símbolo do ponto final, fazemos a chamada da função write. Em seguida, adicionamos o texto que deverá ser gravado entre aspas simples.

Função close()

A função close() é muito importante para encerrar o arquivo após sua utilização.

Atenção: Nunca abra o arquivo com a função open e depois o faça de novo, sem antes fechar a instância anterior.

Sua síntaxe é:
arquivo.close()

Um dos motivos da necessidade da função close() é que se tentarmos escrever em um arquivo e não o fecharmos depois de terminar a escrita, as informações não chegarão ao arquivo e nada será escrito.

Na prática

Para melhor compreensão da manipulação de arquivos na linguagem Python, vamos criar uma classe chamada Gravar.

Crie a nova classe no projeto já criado anteriormente no PyCharm.

Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta correspondente ao projeto e selecione a opção New – Python File.

Na janela New – Python File adicione o nome Gravar e pressione a tecla Enter, para finalizar.

Na classe criada vamos digitar o seguinte código:

#Exercício para forçar criar caso não haja a pasta

arquivo=open(“arqText.txt”, “w”)

arquivo.write(“Curso Python \n”)

arquivo.write(“Aula Prática”)

arquivo.close()

Observe que o código será executado, porém, nada será exibido:

PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos\mod6-funcoes-manipulacao-textos> & C:/Users/Gabinete/AppData/Local/Microsoft/WindowsApps/python3.11.exe c:/Users/Public/ESTUDOS/BRADESCO-CURSOS/PITHON-BASICO/exercicios-praticos/mod6-funcoes-manipulacao-textos/gravar.py
PS C:\Users\Public\ESTUDOS\BRADESCO-CURSOS\PITHON-BASICO\exercicios-praticos\mod6-funcoes-manipulacao-textos>

Observe que, após o código executado, o arquivo texto é criado na mesma pasta da classe:

Função read()

A função read() realiza a leitura

de todo conteúdo do arquivo.

Sua sintaxe é:

leitura=open(‘arquivo.txt, ‘r’)

print leitura.read()

leitura.close()

Utilizamos o parâmetro ‘r’ que representa que o arquivo está sendo aberto em modo leitura.

Desta forma, não é possível modificar os dados contidos no arquivo.

Importante
Nome do arquivo

Ao utilizar a função read(), o nome do arquivo deve ser:

1) Uma string com o caminho completo (por exemplo, C Documentos teste txt)
ou
2) O caminho em relação ao diretório atual (nomes txt do arquivo que se deseja abrir).

Na prática

Na classe criada vamos continuar a digitação do código:

#Forçar criar o arquivo na pasta

arquivo=open(“arqText.txt”, “w”)

arquivo.write(“Curso Python \n”)

arquivo.write(“Aula Prática”)

arquivo.close()

#Leitura do Arquivo texto

leitura=open(“arqText.txt”, “r”)

print(leitura.read())

leitura.close()

Modos de leitura de arquivos

Além dos comandos vistos até aqui (w e r), também temos disponíveis outros comandos que podemos utilizar nos parâmetros.

Vamos conhecê-los?

ModoDescrição
rAbre o arquivo somente para leitura.
O arquivo deve já existir.
r+Abre o arquivo para leitura e escrita. O arquivo deve já existir.
A escrita começa a partir da primeira linha e, caso exista algo escrito no arquivo, as linhas serão reescritas, conforme formos escrevendo.
wAbre o arquivo somente para escrita, no início do arquivo.
Apagará o conteúdo do arquivo se ele já existir. Criará um arquivo novo se não existir.
w+Abre o arquivo para escrita e leitura, apagando o conteúdo preexistente.
aAbre o arquivo para escrita no final do arquivo.
Não apaga o conteúdo preexistente.
a+Abre o arquivo para escrita no final do arquivo e leitura.

O que aprendemos neste módulo

•Arquivos
•Gravação
•Funções
•Leitura

Finalização
do curso

Chegamos ao final do curso Linguagem de Programação Python – Básico!

Esperamos que você tenha gostado de todo o conteúdo abordado e coloque em prática os conhecimentos adquiridos.

VOLTAR MODULOS

Terminei 07/06/2024
Fazer Verificação Provas


Share the Post:
Envie seu whatsapp!